
A DECO está a desenvolver um novo ciclo de Ações de Formação para a Rede de Parceiros, que terá início a 30 de setembro, com o tema “Direitos dos Consumidores na Habitação”.
Este ciclo de ações pretende apoiar, esclarecer e atualizar os conhecimentos dos técnicos dos Municípios parceiros da DECO, considerando o relevante papel que os serviços locais de apoio ao consumidor desempenham junto da população.
Pretendemos trabalhar com os nossos parceiros, de forma a potenciar a sua ação junto dos consumidores, para que antecipem as suas necessidades e transmitam à DECO as preocupações e problemas de consumo que possam surgir.
Neste sentido, iremos promover 4 ações de formação, focadas em temáticas relevantes para os nossos parceiros e para as suas comunidades:
Ação de Formação Parceiros I
Direitos dos consumidores na habitação
Data: 30/09/2021
Horário: 09h30 às 12h30
Esta ação será dedicada aos direitos e deveres dos consumidores arrendatários, aos principais apoios e benefícios existentes na área da habitação, bem como ao esclarecimento de dúvidas no que diz respeito aos programas de habitação atualmente em vigor.
Ação de Formação Parceiros II
Finanças Pessoais em tempo de pandemia – Pós-moratórias
Data: 21/10/2021
Horário: 09h30 às 12h30
Com o objetivo de potenciar a capacidade de resposta dos profissionais da área social, a DECO vai dinamizar esta ação, abordando os novos desafios financeiros associados à pandemia. Para além de analisar estes novos desafios, pretendemos melhor compreender quais as diferentes realidades e necessidade que as famílias encontram neste seu novo quotidiano, bem como as dúvidas que possam surgir, preparando os técnicos para uma melhor resposta a estas questões.
Ação de Formação Parceiros III
Eu sou digital, e tu? Literacia digital
Data: 28/10/2021
Horário: 09h30 às 12h30
No âmbito do programa EU SOU DIGITAL, um programa para a promoção da literacia digital dos adultos
Este programa, que podem ir conhecendo desde já – Aqui, é um programa de que a DECO se tornou parceira e no qual contamos com a adesão de todos os colaboradores, enquanto mentores. Para além da divulgação do projeto junto de todos aqueles que contactam com a DECO, serão desenvolvidas ações de capacitação junto da rede social, IPSS e Associações de áreas diversas no âmbito da economia social. Pretendemos criar oito Centros EUSOUDIGITAL, na sede e nas sete estruturas regionais.
Ação de Formação Parceiros IV
Dificuldades em pagar as contas? Os custos da (des)informação financeira.
Data: 25/11/2021
Horário: 09h30 às 12h30
Esta será uma ação destinada aos nossos parceiros e em especial aos técnicos de ação social, que estão mais próximas das populações economicamente vulneráveis, num momento tão delicado como é este, atendendo aos impactos económicos que a pandemia tem tido sobre as famílias, e em especial o impacto do fim das moratórias. É importante partilhar algumas noções sobre o que podem as famílias fazer quando começam a ter dificuldade em pagar pontualmente as faturas ou outros encargos e os pagamentos se acumulam, é importante recordar que ainda é possível evitar a rutura financeira da família.
Marque já na sua agenda! Para saber mais sobre este ciclo de atividades, contacte-nos através de decoforma@deco.pt.