Os Consumidores e a Sustentabilidade

26 Janeiro, 2021

Um estudo recente revelou que mais de metade dos consumidores da UE (56,8%) afirma que algumas das suas decisões de compra são influenciadas por alegações ambientais. Este idicador demonstra o crescente interesse dos consumidores relativamente a temas relacionados com a sustentabilidade e a crecente necessidade das associações, que lhes prestam apoio, se formarem nesta matérias.

A DECO e o BEUC  estão a desenvolver um curso on-line para as organizações dos consumidores, sobre o tema da sustentabilidade no âmbito do projeto europeu “Consumer PRO” – uma iniciativa da Comissão Europeia.

Com o objetivo de aprofundar os conhecimentos e competências, daqueles que trabalham de perto com o consumidor em Portugal, esta formação abordará os principais tópicos sobre a sustentabilidade, na UE e em Portugal, do ponto de vista da desefa do consumidor.

A realizar nos dias 22, 24 e 26 de fevereiro, das 09:30h às 13:00h (exceto dia 22 de fevereiro que decorrerá entre as 09:00h e as 13:00h), o curso é constituído por 6 módulos de formação e cada módulo focar-se-á num tópico específico conforme a seguir apresentamos:

  • 22/02/2021: Introdução ao Consumer Pro e ao tema da Sustentabilidade
  • 22/02/2021: Alimentação Sustentável
  • 24/02/2021: Mobilidade Sustentável
  • 24/02/2021: Habitação Sustentável
  • 26/02/2021: Serviços e Produtos Financeiros
  • 26/02/2021: Produtos e Serviços Sustentáveis e Fiscalização

O curso será conduzido por Carolina Gouveia, jurista da DECO, e contará com alguns oradores convidados, especialistas na matéria, que irão trabalhar estes temas com base na sua experiência, de forma a responder às necessidades dos participantes e dos consumidores que estes apoiam.

As inscrições são gratuitas e estarão abertas até dia 4 de fevereiro!

Inscreva-se aqui!

O que pode esperar desta formação?

Pretende-se que no final do Curso de Formação, os participantes fiquem aptos a:

  • Melhorar os seus conhecimentos sobre a legislação europeia e nacional mais relevante nestas temáticas, bem como a sua aplicação ao contexto Português;
  • Ficar preparado com informação e instrumentos necessários para melhor apoiar e aconselhar os consumidores, e defender os seus interesses.
  • Compreender a importância do papel dos especialistas que trabalham na área da defesa do consumidor;
  • Inspirar-se em campanhas criativas, não só portuguesas como europeias, que tenham como objetivo aumentar a consciências dos consumidores para os tópicos da sustentabilidade.
  • Sentir-se motivado para desenvolver projetos e ações na organização onde trabalha e para fortalecer o movimento dos consumidores em Portugal;
  • Trabalhar em rede com outros profissionais e organizações de consumo;
  • Ter acesso a conteúdo detalhado sobre os temas para que seja possível, a partir de casa, ter bases de suporte para futuras tarefas;
  • Ser certificado pela Comissão Europeia e pelo BEUC, no caso de participar em todos os módulos previstos.

Como inscrever-se?

O Curso reunirá profissionais que trabalham na área da defesa do consumidor de todo o país, como sejam as organizações de consumidores, os Centros de Informação Autárquica ao Consumidor, o Centro Europeu de Consumo, as autoridades nacionais, entre outras. O Curso está aberto a todos os colaboradores e/ou voluntários que ocupem qualquer função que informe, apoie ou defenda os consumidores.

Para se candidatar, solicitamos que preencha o formulário de inscrição até 4 de fevereiro. O formulário de inscrição não deve demorar mais do que alguns minutos a concluir e será essencial ao processo de seleção dos participantes. O processo seletivo ocorrerá após o prazo de inscrição e a triagem das inscrições poderá levar algumas semanas. O resultado será posteriormente comunicado por e-mail.

Mais informações

Para mais informações ou dúvidas, poderá entrar em contato com Simone Dias (sdias@deco.pt). Especificamente para mais informações sobre o projeto visite o site do Consumer PRO.