DECO e ISCAL assinalam o Dia Mundial dos Direitos dos Consumidores

13 Março, 2017

No dia 15 de Março de 1962 existiu o primeiro reconhecimento público dos direitos fundamentais do consumidor no discurso do Presidente dos Estados Unidos da América, John Kennedy, que afirmou que “todos somos consumidores” e, por esta razão todos os anos se comemora o Dia Mundial do Consumidor nesta data.

Todos somos consumidores e desde a publicação da 1ª Lei de Defesa do Consumidor em 1981, houve avanços importantes no reconhecimento da importância económica dos consumidores bem como no respeito pelos seus direitos.

Porém, a sociedade do “já”, a concorrência do mercado actual, a dispersão de informação e as transformações tecnológicas colocam aos consumidores novos problemas de consumo como a compra e venda à distância, as vendas agressivas ou até mesmo a crescente complexidade da informação nos serviços públicos essenciais. Nesta relação de consumo, o consumidor tem de ser (in)formado sobre os seus direitos, sobre as melhores formas de resolver os problemas de consumo e a quem deve recorrer, para que as suas escolhas sejam mais esclarecidas. É importante aumentar a confiança dos consumidores no mercado, respeitando os seus direitos para que estes potenciem o crescimento económico bem como a sustentabilidade do consumo.

Para assinalar o Dia Mundial dos Direitos dos Consumidores, a DECO em parceria com o ISCAL (CISCAL e Núcleo de Alunos de Solicitadoria) irá realizar uma Conferência no Auditório 2 do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, às 17h. Em conjunto, vamos debater a importância que os Direitos dos Consumidores têm atualidade, alertando os estudantes para os desafios de consumo fazendo com que estes profissionais do futuro possam colocar os consumidores em primeiro lugar, transformando-os em clientes satisfeitos e fidelizados.