DECO forma equipas regionais sobre Princípios da Alimentação e Nutrição

18 Julho, 2016

No dia 8 de Julho, as equipas regionais da DECO estiverem em formação com o objetivo de preparar os WORKSHOPS DECO (IN) FORMA : sabe o que está a comer, a lançar no dia Mundial da Alimentação, dia 16 de outubro.

A formação foi conduzida pelo Diretor do curso de Nutrição, da Escola Superior de Saúde, da Universidade do Algarve, Prof. Ezequiel Pinto, que abordou temas como: a importância da literacia em saúde e nutrição, os nutrientes e necessidades nutricionais, os indicadores do estado nutricional, a alimentação saudável e adequação da dieta dos consumidores.

As sessões informativas: Sabe o que está a Comer? Irão ajudar os consumidores a escolher os alimentos observando o rótulo nutricional e a lista de ingredientes e assim possibilitar escolhas alimentares mais saudáveis.

Neste sentido, foi dinamizado um ateliê prático com um kit de amostras de embalagens de produtos alimentares onde foram verificadas as quantidades de nutrientes que contêm os alimentos embalados. A título de exemplo, uma Dose Diária Recomendada (DDR) de cereais de pequeno-almoço contém mais de 20g de açúcares totais, o que já se encontra muito próximo do limite de 25g de açúcar que deve ser consumido diariamente. Se a esse facto acrescentarmos ainda que raramente são respeitadas as DDR, acaba o consumidor por frequentemente consumir o dobro do que é indicado. Outro exemplo preocupante e assinalado, é o caso dos refrigerantes, cujo consumo chega a ultrapassar quase em dobro a dose diária de açúcar.

A exploração deste kit em contexto de formação constitui a grande mais-valia desta formação pois capacitou as nossas técnicas com estratégias mais práticas a utilizar nas sessões informativas para demonstrar facilmente ao consumidor a quantidade de açúcar, gordura e sal que cada alimento contém e assim sensibilizar para a importância da interpretação da tabela nutricional dos rótulos dos produtos.

A equipa está preparada para entrar em ação na semana de 10 a 14 de outubro dinamizando os Worskshops informativos DECO (IN) Forma. Se pretende dinamizar sessões sobre esta temática encontra mais informação aqui.