DECO na Semana Mundial do Investidor

30 Setembro, 2021

A DECO INTEGRA A SEMANA MUNDIAL DO INVESTIDOR (WORLD INVESTOR WEEK) A DECORRER ENTRE 6 E 12 de OUTUBRO 2021.

A Semana Mundial do Investidor foi criada pela Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO) para promover a educação financeira e a proteção do investidor. Neste ano, a SMI focar-se-á em temas que visam, por um lado, ajudar os investidores a enfrentarem a incerteza decorrente da crise pandémica e, por outro, a refletir sobre o contributo que o mercado de capitais pode oferecer à economia.

A 5.º edição tem como lema “A informação é o seu ativo mais valioso” e reunirá quase duas dezenas de iniciativas e um conjunto de ações complementares, lideradas pela CMVM e pelos seus parceiros, fomentando assim debates e conhecimento sobre investimentos.

A DECO  promove, no dia 7 de outubro a partir das 11h00, um webinar sobre “O papel da informação na proteção do investidor”, destinado ao público em geral e para o qual convidamos os consumidores a participar.

Com a moderação de Shrikesh Laxmidas, Chefe de Redação na Lusa, vamos estar à conversa com um painel de especialistas sobre riscos e oportunidades na participação do investidor não profissional nos mercados de capitais, a categorização e a informação aos investidores, novas tendências e a importância da literacia financeira:

Rui Coutinho, Professor e Diretor Executivo (Innovation and Development) na Porto Business School;

Vinay Pranjivan, Economista Sénior na DECO Associação.

André Alfar Rodrigues, Advogado, Head Of Compliance, Data Protection Officer na Dunas Capital;

 

Várias questões serão colocadas em cima da mesa desde saber quais as motivações e limitações para se participar nos mercados de capitais; quais são os riscos e oportunidades para os investidores não-profissionais, e em caso de problemas, que meios existem para defender estes investidores; se a regulamentação que impõe os requisitos para definir a categoria de investidor e os produtos acessíveis são os mais adequados; que fontes de informação existem, fiáveis, para a tomada de decisão; e quais são os novos tipos de ativos financeiros disponíveis e mais procurados pelos investidores.

Para participar neste webinar, é necessário o registo prévio aqui.

A informação completa sobre as várias iniciativas a decorrerem nesta Semana Mundial do Investidor, de participação gratuita e predominantemente em formato digital, podem ser consultadas no site da SMI dedicada ao evento.