Educar uma geração de ideias próprias

24 Janeiro, 2020

A DECOForma irá dinamizar este ano sessões de capacitação para professores sobre o tema da propriedade intelectual

Nas últimas décadas assistiu-se a um desenvolvimento extraordinário das tecnologias de informação e comunicação, em particular da Internet. Por um lado, esse desenvolvimento trouxe inúmeras vantagens, como por exemplo o acesso a todo o tipo de informação e a uma oferta cultural diversificada. Mas, por outro, propiciou também um aumento das ameaças à propriedade intelectual, especialmente através da chamada pirataria, isto é, a cópia ou reprodução das obras para divulgação ou venda sem o consentimento do autor.

O respeito pela propriedade intelectual e a perceção dos limites desse respeito num espaço tão “aberto” como é o digital, é uma dificuldade para os jovens consumidores, que ainda consideram que tudo o que está na internet é de todos.

Partindo desta realidade, a DECO desenvolveu um projeto que teve início em 2018. Em 2019 realizamos uma ação de formação para professores da Rede de Bibliotecas Escolares, com o objetivo de trabalhar os temas da propriedade intelectual, direitos de autor, pirataria e contrafação, entre outros, no âmbito do projeto Brain IDeas – Dá Valor às Boas Ideias.

Este ano, a DECO irá continuar a sua missão e realizar ações de formação certificadas para professores, de forma a capacitá-los para utilizar os recursos educativos já produzidos para sensibilizar os seus alunos para a importância do respeito pela Propriedade Intelectual. Serão realizadas 8 ações, em todo o país, com a duração de 6 horas.

Para obter o certificado, os professores terão de realizar ainda uma sessão com os seus alunos, promovendo a utilização do jogo interativo e demonstrando assim os efeitos multiplicadores desta medida.