TratoLixo faz formação com a DECO

11 Novembro, 2016

A DECO Forma aceitou o desafio da Tratolixo para dinamizar um ciclo de workshops sobre economia pessoal destinado aos seus colaboradores.

No dia 10 de novembro, a DECO iniciou a realização dos dois primeiros workshops desenhados à medida das necessidades dos colaboradores desta empresa com a participação de cerca de 30 trabalhadores.

Os workshops foram orientados pela nossa jurista Marta Martins, do Gabinete de Apoio ao Sobre-endividado, que contou com dois grupos de participantes muito interessados em esclarecer dúvidas sobre como gerir melhor o orçamento para poupar mais, quais as cautelas a ter quando se recorre ao crédito e sobre as reais possibilidades de renegociação dos contratos.

A matéria dos serviços de interesse geral, como os de fornecimento de água, de energia e de telecomunicações,  despertaram igualmente muito interesse junto dos participantes. Assim, pretenderam saber quais as dicas de poupança no consumo de energia, de água e nas telecomunicações passando pela análise da diferença entre a oferta do mercado livre e do mercado regulado destes serviços e como fazer as melhores escolhas.

Relativamente ao crédito, demonstraram especial interesse nos critérios de comparação entre taxas de juro e como verificar qual o crédito que melhor se ajusta ao seu orçamento mensal.

Outra das matérias que suscitou mais dúvidas foi a dos mecanismos de execução em resultado de incumprimento de dívidas, nomeadamente a figura das penhoras.

Por fim, a complexa matéria da insolvência de pessoas singulares e a da responsabilidade por dívidas do fiador, levantaram inúmeras questões que se prendem com o exercício de direitos que permitam acautelar os consumidores nestas situações e o reconhecimento dos respetivos deveres.

A DECO FORMA aceita o desafio das empresas que pretendam dar resposta às necessidades dos seus colaboradores. Para mais informações e pedido de proposta de formação para a sua empresa pode contactar-nos através do e mail  decoforma@deco.pt