Luz para tod@s l DECO Minho e Cáritas de Braga pelo uso eficiente da energia

Imagem4

A DECO Minho, em colaboração com a Cáritas Arquidiocesana de Braga, no âmbito do Projeto “Luz para tod@s”, realizou um ciclo de ações sobre a Poupança de energia.

A fatura de energia é um dos grandes dilemas de consumo e está na origem de um elevado número de reclamações, anualmente. Por esta razão, a correta interpretação e leitura dos elementos que a constituem é essencial para que o consumidor esteja mais habilitado a exercer os seus direitos.

Numa primeira fase, no ano de 2017, realizámos 5 ações para colaboradores e voluntários da Cáritas Arquidiocesana de Braga, com o objetivo de os dotar de ferramentas que lhes permitissem dar um maior e mais acertado apoio nas dúvidas que, muitas vezes, as famílias acompanhadas por esta Associação têm ao nível da leitura e interpretação da fatura de energia. Contámos com a presença de 57 participantes que se demonstraram sempre muito interessados e motivados.

Já em 2018, na segunda fase deste projeto, as ações foram dirigidas às próprias famílias acompanhadas pela Cáritas Arquidiocesana de Braga. Aqui, o objetivo passou por incutir alguns hábitos de poupança de energia, para que estas famílias possam ver o valor da fatura mensal de energia baixar. Além disto, mostrámos faturas de energia, elucidando os 125 participantes das 7 ações realizadas, sobre o conteúdo presente nestas faturas e de como as interpretar.

Esta foi, sem dúvida, uma parceria valiosa para os colaboradores e voluntários da Cáritas Arquidiocesana, bem como para as famílias acompanhadas por esta Associação, uma vez que a fatura mensal tem um peso elevado no orçamento familiar todos os meses. Ao estarem informados, famílias, voluntários e técnicos poderão, em conjunto, ver o valor das faturas de energia diminuir.

DecoForma