Luz para tod@s l DECO Minho e Cáritas de Braga pelo uso eficiente da energia

18 Abril, 2018

Energia:  A DECO Minho e a Cáritas Arquidiocesana de Braga, no âmbito do Projeto “Luz para tod@s”, realizaram um ciclo de ações sobre a poupança de energia.

A fatura de energia é um dos grandes problemas para os consumidores e está na origem de um elevado número de reclamações anuais. Por esta razão, a correta interpretação e leitura dos elementos que a constituem é essencial para que o consumidor esteja mais capaz para  exercer os seus direitos.

Este projeto começou em 2017, quando se  realizaram 5 ações para colaboradores e voluntários da Cáritas Arquidiocesana de Braga, com o objetivo de lhes prestar informação técnica para dar  um melhor apoio às dúvidas dos consumidores sobre as  faturas de energia. Contámos com a presença de 57 participantes que se demonstraram sempre muito interessados e motivados.

Agora, em  2018, na segunda fase deste projeto, as ações foram dirigidas às próprias famílias acompanhadas pela Cáritas Arquidiocesana de Braga. Nestas ações tratamos  de informar os consumidores sobre os comportamentos que podem adotar para  poupar mais energia em casa, para que estas famílias possam ver o valor da fatura mensal a baixar. Os 125 participantes das 7 ações realizadas, puderam explorar melhor o conteúdo das suas faturas para deste modo saber como reduzir as mesmas.

Esta foi, sem dúvida, uma parceria valiosa para os colaboradores e voluntários da Cáritas Arquidiocesana, bem como para as famílias acompanhadas por esta Associação, uma vez que a fatura mensal tem um peso elevado no orçamento familiar todos os meses. Ao estarem informados, famílias, voluntários e técnicos poderão, em conjunto, ver o valor das faturas de energia diminuir.