
No passado dia 12 de julho de 2018, a DECO e a Unión de Consumidores de Galicia, assinaram um protocolo de colaboração transfronteiriço.
O Protocolo
A DECO e a Unión de Consumidores de Galicia são duas associações que partilham a sua missão, valores e formas de atuar em prol da defesa dos legítimos interesses dos consumidores, e que já vinham a trabalhar em conjunto há algum tempo.
A verdade é que a deslocação de Espanhóis e Portugueses ao país vizinho já é uma questão cultural. Se, no passado, a maioria das relações entre os Galegos e os Minhotos passava pelo comércio, atualmente podemos assumir que esta relação é, maioritariamente, turista.
Assim, percebemos que muitas vezes os consumidores têm problemas de consumo no país vizinho, mas encontram grandes dificuldades em como e onde fazer a reclamação e/ou resolver estes conflitos. Foi com esta premissa que este protocolo entre a DECO e a UCGAL foi assinado, com o objetivo de facilitar a vida aos consumidores que se desloquem ao país próximo.
Esta parceria prevê ações de informação aos consumidores e formação a profissionais, assim como outras atividades que já foram e irão ainda ser desenvolvidas. Acresce ainda o facto que, qualquer consumidor Português, quando tenha um conflito de consumo em Espanha, possa deslocar-se à Unión de Consumidores de Galicia para que esta o resolva ou, quando chegar a Portugal, possa deslocar-se à DECO que, através do contacto privilegiado que tem com esta Associação de Consumidores Galega poderá, mais rápida e eficazmente, resolver o problema de consumo destes consumidores. O mesmo sucederá aos consumidores galegos: poderão reclamar junto da DECO ou depois na UCGAL que, através da DECO e dos seus contactos com as empresas portuguesas, poderá resolver mais facilmente os conflitos dos consumidores galegos.
Este é um protocolo que ainda está a crescer e que poderá, e irá certamente, ter várias iniciativas de aproximação, informação, formação e empoderamento dos consumidores para que estes se sintam mais informados e protegidos quando atravessarem a fronteira.
Contactos
Assim, se tiver alguma dúvida ou precisar de esclarecimentos adicionais poderá contactar-nos na Av. Batalhão Caçadores 9, em Viana do Castelo, através do telefone 258 821 083 ou para deco.minho@deco.pt. Poderá também contactar a Unión de Consumidores de Galicia através do +34 981571861 ou do endereço eletrónico deco@consumidores.gal.