Sessão Informativa – Comer bem é + barato

13 Abril, 2021

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, no ano de 2020, o consumo de produtos alimentares e de bebidas não alcoólicas, foram os gastos com mais peso no orçamento das familias portuguesas, crescendo de 19,9% para 22,4% do total das despesas das famílias.

Considerando ainda que a pandemia que atravessamos veio agravar a situação económica de muitos consumidores, a alimentação necessita de ser repensada de forma económica, mas sem esquecer a sua boa qualidade nutrucional bem como o gosto de estar à mesa. Assim, a DECO pretende apoiar as famílias portuguesas a comer de forma mais equilibrada e saudável, por menos dinheiro.

Através do Webinar – Comer bem é + barato pretendemos demonstrar que é possível fazer escolhas mais saudáveis, do ponto de vista nutricional, mas também, mais económicas.

É necessário fomentar a mudança de hábitos na escolha de alimentos, na sua confeção e consumo. Igualmente, a planificação das refeições familiares pode ser uma forma fazer pupanças e viver um estilo de vida mais saudável.

Para além destas dicas para a mudança de hábitos de consumo e para a consciencialização que é possível comer bem e mais barato, pretendemos dar a conhecer receitas constituídas por alimentos ricos nutricionalmente, saborosos, simples de preparar, e de baixo custo para as famílias.

Realizamos estas ações em parceria com várias entidades e parceiros, se pretende colaborar com a DECO e dinamizar uma destas sessões para a sua comunidade não hesite em contactar-nos e agendar a sua sessão atavés do email: decoforma@deco.pt

O que vamos falar

  • Como realizar uma alimentação saudável, equilibrada e variada;
  • Dicas e boas práticas para planificar as refeições familiares considerando o orçamento mensal;
  • Estratégias de poupança na aquisição de alimentos
  • Produtos e alimentos que devemos priorizar consumir;
  • Dicas para a poupança na confeção de refeições;
  • Como constituir uma refeição completa e económica;

Saber para quê

  • Sensibilizar para a importância de uma alimentação saudável;
  • Compreender a base de uma alimentação saudável sem fundamentalismos;
  • Conhecer os diversos grupos de alimentos e a importância de cada um no nosso quotidiano;
  • Desenvolver espírito crítico na hora da escolha e compra de alimentos e produtos alimentares;
  • Conseguir comparar corretamente o preço e o rótulo entre produtos;
  • Desmistificar alguns mitos da alimentação saudável, nomeadamente em relação à questão qualidade preço;

Para quem

Estes workshops têm como destinatários os consumidores em geral, em especial os mais vulneráveis.

Encontram-se ainda disponíveis para colaboradores membros das entidades públicas e outros organismos que pretendam realizar sessões informativas.

Estas sessões são gratuitas para as entidades parceiras da DECO.

Quando e onde acontecem

Estes Workshops informativos são dinamizados por todo o país no mês de maio. Para mais informações e marcações contacte-nos através do email: decoforma@deco.pt.