WORKSHOPS sobre Literacia Financeira nas Empresas

14 Fevereiro, 2023

As empresas de sucesso estão a desenvolver programas de soft skills para capacitar os seus colaboradores com melhores conhecimentos financeiros para aumentar o seu bem-estar financeiro.

A crise económica já se sente na carteira dos Portugueses. Com a subida dos preços, as despesas da casa aumentam e o consumo tende a retrair. Neste sentido, é urgente preparar os portugueses para serem mais resilientes financeiramente: saber gerir as finanças pessoais em tempos de crises e como enfrentar o aumento da Euribr é fulcral para que os portugueses não caiam num ciclo vicioso de endividamento.

Sabe-se que os níveis de produtividade de uma organização podem ser afetados pelo bem-estar financeiro dos seus colaboradores, por isso muitas empresas assumem um papel mais ativo na literacia financeira dos seus trabalhadores.

O aumento da complexidade dos produtos financeiros associada à crise económico, bem como, a necessidade de sensibilizar e alertar a população para a importância de alterar determinados comportamentos, são algumas das razões que explicam o aumento de necessidade destes  programas de formação financeira.

Para tal, a DECOFORMA tem realizado diversos workshops sobre Literacia Financeira, em parceria com diversas empresas e organizações  com o objetivo de ajudar os portugueses a enfrentar estes choques negativos nos seus rendimentos, informando sobre como se pode fazer uma melhor gestão do orçamento com uma possível poupança, a importância de assegurar os compromissos assumidos com os créditos, formas de gerir os riscos e o que fazer em caso de dificuldades maiores.

No dia 30 de janeiro, a DECO recebeu a Fidelidade num workshop que contou com 90 participantes com foco em possíveis soluções para as dificuldades que as famílias estão a sentir em tempos de crise e inflação e que orientações e conselhos se podem apresentar para aliviar o orçamento familiar face à conjuntura atual. Tivemos um nível de satisfação global de 4,8/5 (escala de 1 a 5).

As organizações têm um papel fundamental na construção de uma sociedade que contribua para o bem-estar das suas famílias que enfrentam desafios sem precedentes.

Na DECO acreditamos que partilhar estas boas práticas e conhecimentos financeiros faz com que as famílias se sintam mais preparadas para uma melhor  gestão do seu dia a dia.

Para mais informações contactem-nos.

decoforma@deco.pt