Se continuarmos com os atuais padrões de consumo, prevê-se, até 2030, um aumento do consumo de energia em 45%, do consumo de água em 30% e do consumo de alimentos em 50%.É preciso agir!
O modelo de consumo e de produção é neste momento uma das grandes ameaças à sustentabilidade do planeta, podendo, contudo, ser também uma das melhores ferramentas para o reequilibrar: o poder que cada um de nós tem nas suas opções de consumo é a melhor forma de regular o sistema, melhorar o bem-estar e promover benefícios comuns.
E muitas vezes não é preciso grande esforço, bastam gestos simples a adotar no nosso quotidiano que não implicam uma diminuição de conforto. Senão vejamos:
Sabia que os frigoríficos representam em média 32% da fatura de eletricidade? Já fez as contas a quanto pode poupar se substituir as lâmpadas incandescentes por fluorescentes? E quando mudar o seu computador, sabe se optar por computadores portáteis pode poupar até 80% de energia? Sabia que em Portugal cerca de 1 milhão de toneladas de alimentos, 324 mil das quais em casa dos consumidores, vai para o lixo? E na sua casa o que pode fazer para evitar o desperdício alimentar? Sabe que gestos simples como planear uma lista de compras regrada, fazer boa conservação dos alimentos e reaproveitamento de alimentos podem ajudar? No supermercado, verifica se o preço promoção compensa e se o valor registado na caixa corresponde ao anunciado? Sabe que pode poupar até € 500 ano em água com bons hábitos e os dispositivos certos? Sabe quanto pode poupar na carteira e no ambiente se utilizar os transportes públicos?
Na semana de 18 a 22 de abril a DECO realiza workshops em todo o país sobre estas e outras questões com dicas para que possa fazer economias ao mesmo tempo que protege o ambiente, desafios que se colocam a todos nós para construir uma sociedade e um futuro mais sustentável.
O que vamos falar
- Como diminuir a sua pegada ecológica?
- Que produtos e serviços escolher amigos do ambiente e da carteira?
- Como gerir o orçamento para gastar menos e ganhar mais?
- Como combater o desperdício alimentar?
- Como prevenir a produção de resíduos?
Saber para quê
- Perceber os impactes das opções de consumo no ambiente e na carteira;
- Incentivar a gestos e a práticas de consumo mais inteligentes através da alteração dos comportamentos diários em áreas chave;
- Fazer uma utilização adequada e sustentável dos produtos;
- Identificar corretamente os produtos e serviços verdes existentes no mercado;
- Praticar gestos de consumo mais inteligentes e sustentáveis;
- Contribuir para a redução da pegada ambiental dos consumidores;
- Despertar os consumidores para a importância do ciclo de vida do produto como fator relevante para a decisão de compra.
Para quem
Estes workshops encontram-se disponíveis para todo os consumidores e colaboradores e/ou membros das entidades públicas e outros organismos que pretendam realizar sessões de esclarecimento.
Estas sessões são gratuitas para as entidades com protocolo com a DECO.
Para empresas e outras entidades sem protocolo, as sessões são desenhadasà medida mediante pedido de proposta de formação a solicitar através do e mail decoforma@deco.pt
Quando & onde acontece
Estes workshops informativos são dinamizados por todo o país na semana de 18 a 22 de abril.




