Na Europa, entre os 50 e os 75 anos, encontra-se o grupo de consumidores mais numeroso, alguns com um forte poder de compra e outros com muito tempo livre!
Os seniores, assim chamada a população com mais de 65 anos, são hoje consumidores maduros, nem alheados às mudanças, nem consumistas, continuam a privilegiar as lojas como os seus locais preferidos para as compras. Começam a utilizar a Internet, principalmente como fonte de informação e de comparação de produtos, mas muitos não dispensam o conselho dos comerciantes do seu bairro para tomar a decisão final. Este grupo manifesta-se cada vez mais ativo e participativo, alguns ainda preocupados com os seus pais dependentes, outros são o principal apoio dos filhos adultos e dos seus netos. Tem o seu próprio modo de vida e expectativas que se traduzem em modos de consumo.
Enquanto grupo de consumidores que mais cresce, é preciso dar uma especial atenção. É importante disponibilizar mais informação sobre os produtos e serviços, garantir a segurança na contratação dos bens de consumo e no fornecimento de bens públicos essenciais, ajudar na tomada de decisões financeiras informadas ou na escolha das melhores respostas sociais, entre outras.
Alguns consumidores encontram-se mais desprotegidos no mercado nomeadamente pela vulnerabilidade que resulta da perda da capacidade económica ou pela diminuição de algumas capacidades para escolher e que precisam de uma ajuda mais atenta.
O grande desafio agora é o de promover uma melhor qualidade de vida e um envelhecimento ativo e saudável junto desta população que passa pela proteção e pelo reforço dos seus direitos enquanto consumidores.
Nos meses de outubro e novembro, a DECO convida as entidades, que trabalham e acompanham os seniores, a realizar workshops sobre várias temáticas, com interesse para este grupo com o objetivo de capacitar esta população com competências que lhe permita conhecer melhor os seus direitos, saber como exercê-los com confiança e fazer escolhas de consumo mais informadas.
As entidades interessadas em organizar estas ações informativas em conjunto com a DECO podem contactar-nos para através do e mail decoforma@deco.pt
O que vamos falar
Os módulos que disponibilizamos são os seguintes:
- Módulo I – Saber Comprar: Critérios de escolhas acertadas;
- Módulo II – Alerta: Práticas Enganosas e Agressivas;
- Módulo III – Serviços Públicos Essenciais: Os seus direitos;
- Módulo IV – Serviços Financeiros: Cuidados e benefícios para seniores;
- Módulo V – Saúde, Bem-estar e Envelhecimento Ativo;
- Módulo VI – Lar Doce Lar: Serviços de Apoio;
- Módulo VII – Lazer e Turismo: Viajar com direitos.
Saber para quê
- Reforçar a informação dos consumidores seniores possibilitando-lhes acesso a produtos e serviços em condições de equidade com a restante população;
- Informar os consumidores seniores sobre os seus direitos e como exercê-los para que possam beneficiar das melhores ofertas de produtos e serviços que o mercado disponibiliza;
- Promover a adoção de critérios de escolha que ajudem o consumidor seniores na seleção e na aquisição dos principais produtos e serviços existentes no mercado (produtos financeiros, alimentação, transportes, telecomunicações e serviços públicos essenciais);
- Identificar as entidades a que os consumidores podem reclamar e/ou solicitar informação adicional;
- Prevenir e resolver conflitos de consumo, decorrentes da falta de informação;
- Contribuir para um envelhecimento ativo, pleno e participativo.
Para quem
A DECO convida as entidades que trabalham com a população sénior a realizar workshops disponibilizando 7 temáticas que podem escolher de acordo com as necessidades dos seniores que acompanham ou com que estão envolvidos.
Estas sessões contam com o apoio do Fundo para a Promoção dos Direitos dos Consumidores da Direção Geral do Consumidor pelo que a sua realização é gratuita.
As entidades interessadas em organizar estas ações em conjunto com a DECO devem contactar -nos através do e mail decoforma@deco.pt
Quando & Onde acontece
Estes workshops informativos, com a duração de 1 hora, aproximadamente, são dinamizados por todo o país, pelas nossas equipas técnicas, durante os meses de outubro e novembro.




