No passado dia 5 de julho, encerrou-se o ciclo de Conversas à Mesa: no comércio local, o consumidor é especial.
Confrontados com os efeitos da crise, os comerciantes em Évora encontram soluções focadas nos consumidores para melhorar os seus serviços.
Dinamizada pelo Banco de Portugal, a última sessão do ciclo de workshops permitiu aos participantes compreender a entrada em circulação da série de notas Europa, onde se abordaram os temas:
- os novos elementos de segurança das novas notas de Euro – Série Europa;
- as estratégias e equipamentos que permitem detetar notas falsas;
- como atuar quando recebem notas falsas nos estabelecimentos comerciais.
Neste mês de encontros à mesa com troca de informação técnica e pertinente para potenciar o comércio local em Évora foram discutidos temas como afixação de preços, saldos e promoções; qualidade dos bens e serviços; Comércio on-line e mecanismos alternativos de resolução de litígios de consumo.
Entre partilhas de histórias que ficam na memória, os comerciantes, quiseram aprender mais, para melhor servir o consumidor.
A aposta na Formação
Estes comerciantes e os seus funcionários que são, em tantas ocasiões o rosto dos seus negócios, é também um passo importante para o aperfeiçoamento do atendimento aos seus clientes que muitas vezes tratam pelo nome e de quem conhecem preferências e rotinas.
A iniciativa promovida pela DECO Alentejo em parceira com a Associação Comercial do Distrito de Évora e o Banco de Portugal juntou, semanalmente, 20 representantes de pequenos negócios, na sua maioria negócios familiares que pretendem distinguir a sua atividade pela qualidade dos serviços que prestam e pela exclusividade dos produtos que vendem.
No comércio local, importa ‘passar a palavra’
Para estes comerciantes um consumidor especial passa a palavra a outros consumidores com a mesma segurança e fiabilidade com que as lojas que representam vão passando entre gerações.