Porto acolhe 3ª edição do Consumer Law Ready

13 Julho, 2018

Curso de Formação de Formadores | PME e os Direitos dos Consumidores, do projeto europeu Consumer Law Ready certificou, em três edições, 70 formadores em Direitos dos Consumidores.

Consumer Law Ready no Porto

Depois de Lisboa e de Aveiro, foi a vez da cidade do Porto acolher o projeto Consumer Law Ready, programa de formação europeu especialmente dirigido a PME com o objetivo de melhorar a compreensão e conhecimento dos empresários e comerciantes sobre os direitos dos consumidores a nível nacional e europeu.

A formação decorreu nos sábados de 26 e maio e 9 de junho, nas magníficas instalações da ANJE, Associação Nacional de Jovens Empresários, que amavelmente se associou a esta iniciativa e proporcionou aos formandos espaços muito agradáveis e inspiradores.

E a verdade é que a inspiração não faltou ao grupo de 18 formandos que participou na iniciativa! Todos corresponderam com muita criatividade, entusiasmo e entrega aos desafios deste curso de formação que é baseado numa abordagem altamente participativa, de partilha de experiências, onde os participantes são colocados no centro da sua própria aprendizagem.

DECO Forma Consumer Law Ready DECO Forma Consumer Law Ready

Nos dois dias de formação, com recurso a diferentes metodologias como o role-play ou o brainstorming, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos em matéria de Direitos dos Consumidores: Requisitos de Informação Pré-contratual; Direito de Resolução; Práticas Comerciais Desleais e Cláusulas Contratuais Abusivas; Direitos e Garantias do Consumidor; Resolução Alternativa de Litígios (RAL) & Resolução de Litígios em Linha (RLL).

DECO Forma Consumer Law Ready DECO Forma Consumer Law Ready DECO Forma Consumer Law Ready

“Repetia!”, afirmaram alguns formandos em jeito de balanço

O desempenho do formador, as metodologias utilizadas, a qualidade dos conteúdos partilhados e o espírito de partilha em grupo que foi proporcionado, foram muito apreciados pelos formandos que demonstraram elevada satisfação na sua avaliação global da formação. Para além dos conhecimentos, os formandos levam também consigo uma rede de contactos que poderá potenciar futuras sinergias a nível profissional.

DECO Forma Consumer Law Ready DECO Forma Consumer Law Ready

Luís Silveira Rodrigues, vice-presidente da DECO e Diretor Executivo do BEUC, formador nesta ação, acredita que um curso de formação tem sucesso quando tem impacto dentro de cada um dos formandos, quando os conhecimentos são assimilados de forma divertida, envolvendo os participantes. Satisfeito, partilhou com o grupo: “também eu aprendi convosco, com as vossas dúvidas, com a vossa criatividade, com a vossa entrega. Agora é tempo de se registarem em https://www.consumerlawready.eu/ e replicarem esta ação. Contam com todo o meu apoio”.

DECO Forma Consumer Law Ready

 Balanço de 3 edições

No final de 3 edições, o balanço deste projeto não podia ser mais positivo: 70 formandos passaram a integrar a bolsa de formadores certificados na área dos Direitos dos Consumidores em Portugal.

Esperamos que se sintam inspirados pelos momentos vividos em sala de formação e motivados para terem uma voz ativa junto das empresas de forma a incentivar os empresários e comerciantes a cumprir os requisitos da legislação europeia e nacional sobre os direitos dos consumidores.

O sucesso da iniciativa deveu-se ao contributo e entrega de cada participante. Muito obrigada a todos!

DECO Forma Consumer Law Ready